terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

                  O AZEITE E A LÂMPADA



Ao ensinar a parábola das dez virgens o Senhor Jesus estava pedindo aos seus servos que se preparassem para a Sua volta. Reparem que todas as dez virgens esperavam o noivo e todas tinham a lâmpada. Essa lâmpada representa a nossa fé, quer dizer, a confiança que temos no nosso Deus. Todos tem essa fé, uns de serem curados, outros de receberem uma bênção sentimental, outros de uma bênção financeira ou familiar, enfim todos creem de alguma forma.

Mais a parte mais importante nessa parábola é que o Senhor faz questão de dizer que 5 dessas virgens eram néscias, ou seja, eram relaxadas, irresponsáveis, pois ao levarem a lâmpada não levaram o azeite consigo. Elas tinham que entender que o noivo poderia demorar, então tinham que se prevenir levando o azeite para que o fogo não se apagasse. O azeite é o Espírito Santo. É Ele que mantêm a chama da fé (lâmpada) acesa. Essas 5 virgens são os que  tem fé em Jesus, porém não se importam  em possuir o Espírito Santo. Ao passar do tempo essa fé se esfria, se desanima e elas acabam não entrando no Reino de Deus, a exemplo das virgens que ficaram do lado de fora batendo na porta.

Já as virgens prudentes, (as cuidadosas, ajuizadas, responsáveis) se preocuparam com o azeite. Por isso quando o noivo chegou estavam preparadas, suas lâmpadas mantiveram-se acesas e entraram com Ele nas bodas, no Reino de Deus. É exatamente isso que o Senhor Deus quer da sua igreja, sim Ele quer que nós busquemos esse Azeite , o Espírito Santo, com todas as nossas forças. 

Todo fogo precisa de algo que o mantenha aceso, do contrário ele irá se apagar. O Espírito do Senhor Jesus é  quem alimenta a nossa fé, Ele é o sustento da nossa força. Sem Ele é impossível vencermos a luta nossa de cada dia.

Para aquelas que não tinham o azeite o Senhor disse: “Em verdade vos digo, não vos conheço.” É duro ouvir isso? Então busque esse Azeite e não deixe a sua fé se apagar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário